Como foi discutido até agora, há um tipo de comportamento que tem sua origem na história evolutiva das espécies e é caracterizado pela relação entre um estÃmulo eliciador e uma resposta. Porém há um tipo de comportamento caracterizado por outra propriedade: sua causa está nas modificações que são operadas no mundo. Assim é o comportamento operante, um tipo especial de responder que é sensÃvel à s conseqüências que produz. Por causa desta sensibilidade à s conseqüências que cozinhamos, construÃmos, namoramos e brincamos, pois depois de fazer tais coisas obtemos saciação, abrigo, carinho e satisfação.
O comportamento operante tem um componente derivado da seleção natural, que é tal sensibilidade às conseqüências. Porém é caracterizado por uma variedade infinita de possibilidades: uma conseqüência pode ser produzida de qualquer forma, seja por um toque de mãos ou por um pedido, e a forma como se produziu aquela conseqüência tenderá a se repedir no tempo.
O conceito de operante é muito relevante para a ciência como um todo, pois contraria uma proposição cientÃfica que influenciou a psicologia por muito tempo. Em geral, entendia-se que um comportamento só poderia ser causado por algo que o precedesse. Porém a definição de controle pelas conseqüências trata-se de uma descoberta empÃrica (apoiada em dados observados com rigor experimental) e é compatÃvel com compreensões cientÃficas contemporâneas, como a fÃsica quântica e a seleção natural.
A análise do comportamento operante requer a compreensão de alguns conceitos. Os mais importantes aqui são comportamento, antecedente, resposta e conseqüência. Vamos a eles:
- Comportamento: é a relação entre estÃmulos e respostas. Usualmente se diz que um comportamento é algo que uma pessoa faz, como chutar. Na verdade, quando nos referimos a um comportamento precisamos descrever o que a pessoa faz e alguma relação entre este fazer e o ambiente. Podemos completar o exemplo acima dizendo que um comportamento é algo que uma pessoa faz com alguma coisa, como chutar a bola que o outro jogador tocou e marcar um gol.
- Antecedente: É alguma propriedade do ambiente que sinaliza uma oportunidade para a resposta ser emitida. No exemplo acima, o toque da bola pelo outro jogador é um antecedente para chutar a gol. Este conceito será melhor explorado na postagem sobre controle de estÃmulos.
- Resposta: É o que uma pessoa faz, como olhar para a bola, mirar o gol, sentir a adrenalina, chutar, gritar, etc. Quando analisamos uma resposta, nem sempre é necessário descrever sua relação com os estÃmulos do ambiente. Nestes casos, o mais importante é verificar se a resposta foi ou não emitida.
- Conseqüência: é uma modificação no ambiente efetivamente produzida pela resposta. O gol de nosso exemplo foi produzido pelo chute.
3 Responses
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boa tarde adoro a analise do comportamento, li a parte 1 dos conceitos basico , gostaria de saber onde esta a parte 2, 3. COMO A ANALISE DO COMPORTAMENTO PODERIA AJUDAR AGENTE A MUDAR OS COMPORTAMENTOS DE UMA ESCOLA QUE AS CRIANÇAS GRITAM, NÃO SE ORGANIZAM EMN FILAS, O AMBIENTE É DE UM BAIRRO CHEIO DE ESTERIOTIPOS, NA ESCOLA HA 240 CRIANÇAS DE 7 A 12 ANOS,SÃO INDISIPLINADOS NA SALA DE AULA.(ny0@ig.com.br)- é zero este simbolo do e mail.
Ola Neusa.
Todas as partes da serie Conceitos basicos podem ser localizadas na area SERIES, na parte superior direita do site.
Abraços
Olá, Neuza. Tudo bem?
Procure um consultor (um analista do comportamento especializado em escolas), isto irá ajudar você. O básico é que precisa haver alguma contingência de reforço para estabelecer e manter o comportamento disciplinado das suas crianças. A pergunta é a seguinte: o que as crianças têm a ganhar (do ponto de vista deles) caso comportem-se da forma esperada? Uma vez que a sua equipe conseguir providenciar reforçadores positivos verdadeiros para as crianças, vocês conseguirão o ambiente escolar que desejam.
Espero ter ajudado de alguma forma, mas nenhuma dica é tão completa como a ajuda de um profissional inserido em seu contexto escolar.
Grande abraço.
Rodrigo.