Skip to content


Conceitos Basicos da AC – Parte 2 – Reflexo Incondicionado

Atualmente é uma preocupação da psicologia moderna, definições e conhecimentos sobre como as pessoas se comportam e como aprendemos e fazemos relações entre eventos. Já se perguntaram o porquê de uma criança chorar de medo ao ouvir o barulho da maquina do dentista? Já se perguntaram como aquele belo prato de comida nos faz sentir a boca cheia de água?

Vamos explorar os conceitos de reflexo inato e mostrar como esses processos acontecem e por que são tão importantes para o entendimento do comportamento humano em suas manifestações.

Reflexo Inato ou incondicionado

Para falar em reflexos na Analise do Comportamento devemos voltar na história onde vamos encontrar um personagem chamado Ivan Petrovich Pavlov ( 1849 / 1936 ).

Pavlov foi um fisiologista Russo que ganhou o Nobel de Medicina, mas é conhecido até hoje pelos seus achados e contribuições a Psicologia.

Pavlov

Ivan Petrovich Pavlov

Pavlov estudava o sistema digestivo de cães apresentando diversos tipos de comida e media a quantidade de saliva que era produzida. No entanto Pavlov começou a perceber que a saliva era produzida mesmo quando a comida não era apresentada.

Observando o que acontecia, Pavlov percebeu que a comida quando apresentada junto a outros estímulos no ambiente sinalizavam a presença da mesma e como conseqüência produzia as mesmas reações fisiológicas em seus cães que a presença real da comida.

Estava descoberto o Reflexo Condicionado.

Para falar sobre o Reflexo Condicionado precisamos antes entender o que é o reflexo incondicionado. O reflexo incondicionado também conhecido como comportamento respondente é definido como uma resposta que é filogeneticamente instalada no individuo e de regra geral esta ligada a sobrevivência.

É eliciado por um estimulo incondicionado, ou seja, que naturalmente produza uma resposta quase sempre sem o controle ativo do organismo. Por ser incondicionado é correto dizer que a resposta é eliciada sem nenhum tipo de historia previa de pareamento. Como exemplo podemos citar que em um dia de muito calor o corpo produza suor ou quando existe uma luz muito forte , a pupila se contraia.

Pavlov para falar de Estimulo incondicionado e respostas Incondicionadas partiu das suas observações sobre a sua experiência, onde a comida sempre eliciava a salivação nos cães. Para tal relação Pavlov chamou a comida de Estimulo Incondicionado e a salivação de Resposta Incondicionada. Para essa relação entre um estimulo incondicionado e uma resposta incondicionada, Pavlov usou o termo reflexo Incondicionado. Um estimulo incondicionado vai eliciar uma resposta incondicionada ou automática.

A ilustração abaixo mostra o processo de Comportamento Respondente ou inato.

Si

Alguns exemplos de Estímulos incondicionados e respectivas respostas incondicionadas são :

Exemplos

Reflexo Incondicionado e a Origem das Espécies

O reflexo incondicionado como dito anteriormente é selecionado filogeneticamente. Mas o que quer dizer isso? Quando dizemos filogeneticamente, queremos dizer que o reflexo esta impresso no organismo em seu DNA e faz parte de toda uma espécie. Lembra que quando falei no Reflexo incondicionado, foi dito que geralmente ele esta ligado a sobrevivência da espécie ?

Pois bem, o reflexo incondicionado acabou sendo impresso no organismo pois contribuiu para a sobrevivência da espécie. O Behaviorismo Radical tem uma grande base na Evolução das Espécies de Charles Darwin. A Seleção Natural das espécies também depende dos reflexos incondicionados. Por exemplo, um animal que nasceu com uma alteração biológica onde o frio intenso a faz tremer e essa reação tem a função de tentar aumentar a temperatura corporal e sinalizar a morte, serviu como um diferencial entre os indivíduos que ao serem expostos ao frio morriam e aqueles que ao tremerem sabiam que precisavam aumentar sua temperatura rapidamente e com isso sobreviviam. O cruzamento entre os organismos que possuíam o reflexo de tremer ao frio foi sendo passado de geração em geração e gerou herdeiros com esse reflexo instalado, então todos os indivíduos pertencentes ao grupo adquiriram filogeneticamente o reflexo de tremer ao frio e portanto sobreviveram. Aqueles que não tinham o reflexo incondicionado de tremer morreram. O reflexo incondicionado teve a função de modificar organismos para serem mais fortes e mais adaptados ao ambiente.

O conceito de  reflexo Condicionado, que foi desenvolvido a partir dos conceitos de Reflexo incondicionado são importantíssimos, tendo em vista que foi a partir deles que Skinner começou a desenvolver os conceitos de comportamento Operante e revolucionar o próprio paradigma da Psicologia.

No proximo texto da série ” Conceitos basicos” vamos falar do Reflexo Condicionado e da sua importância.

Marcelo C. Souza

Posted in Beh. Radical, Ciência, Conceitos, Epistemologia. Tagged with , .

7 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Gislayne said

    Parabéns, este site é MUITO bom!!!
    Tudo é dito muito claramente, o q ue facilita nossa compreensão do assunto, ao aprender, no caso de leigos, ou no caso de estudantes de psicologia, como é o meu caso, onde posso relembrar conceitos básicos.

    Parabéns novamente….

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  2. loading@bol.com.br said

    SENSACIONAAAAL!!!!
    parabéns, esse site é MUITO BOM!!!
    São sites e textos assim que fazem a internet valer a pena!!
    Valeu,ÓTIMA QUALIDADE!!

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  3. Mércia said

    Excelente! Este site é muito bom. Tudo se torna mais fácil ao ler esses conteudos, pois claros e objetivos.

  4. Sibele said

    Muito obrigada por postar um texto tão objetivo!

    Parabéns!! =)

  5. Alv said

    Verdadeiramente é um rico site, valeu pessoal.

  6. Mbidingani Joaquim said

    bastente desenvolvido os temas

  7. Pedro Carvalho said

    PARABENS, esse é com certeza o melhor site que já vi pela internet que trata sobre temas da psicologia. Muito bom mesmo!

Some HTML is OK

(required)

(required, but never shared)

or, reply to this post via trackback.