Para lidar com indivÃduos autistas, utilizamos o Método ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada). O método tem alta taxa de sucessos e, por conta disso, o governo americano escolheu esse método como o tratamento psicológico por excelência para indivÃduos autistas. Um movimento semelhante está acontecendo em São Paulo, no sentido de pedir que o governo passe a dar auxÃlio financeiro a pais que desejem tratar os filhos com o ABA.
O trabalho com crianças autistas tem por objetivo integrar a criança à comunidade da qual ela faz parte. Para isso, a intervenção é planejada e executada cuidadosamente, abrangendo as atividades das crianças em todos os ambientes freqüentados por ela: escola, casa, lazer, etc. Também acompanha-se o trabalho do psiquiatra (quando existente), pois a comunicação entre diferentes profissionais permitem um maior conhecimento das habilidades da criança.
Antes da execução da intervenção, realiza-se uma avaliação do repertório da criança, identificando seus pontos fortes e fracos. Com base na avaliação, planos educacionais são criados, direcionados a dificuldades de aprendizagem, dificuldades emocionais, e dificuldades sociais e de comunicação. Os planos educacionais são particulares para cada criança, garantindo adequação à s suas necessidades e à s suas preferências. Isso permite um aprendizado estruturado, rápido e contÃnuo. São feitos de modo que os objetivos a serem alcançados sejam claros e observáveis, permitindo que os pais acompanhem de perto o sucesso da intervenção. A análise do comportamento tem demonstrado ser possÃvel ensinar qualquer tipo de habilidade para a criança, inclusive o reconhecimento de emoções e o comportamento emocional propriamente dito.
Dois tipos de comportamento recebem atenção especial: habilidades sociais e de comunicação e habilidades A interação social é trabalhada por meio de atividades de brincadeiras e reconhecimento de expressões e sentimentos. Durante toda a terapia, e no acompanhamento escolar, atenção social intensa é dada à criança, de modo a tornar a interação com o outro interessante.
As habilidades de comunicação, por sua vez, são ensinadas passo a passo, iniciando pelo aprendizado de pedidos e repetição de palavras. Depois, avança-se para nomeações e formação de frases simples. Em seguida, começa-se o treino de conversação. Finalmente, programa-se o ambiente para a ocorrência de diálogos espontâneos com a criança. Além da interação social e da comunicação, trabalha-se desenvolvimento acadêmico e redução de comportamentos disruptivos e estereotipias.
Paralelamente ao trabalho terapêutico, os pais e profissionais que lidam com as crianças recebem treinamento em análise do comportamento, tornando-se hábeis na produção e manutenção de comportamentos adequados e nas técnicas para redução de freqüência dos comportamentos inadequados, além de se tornarem aptos a avaliar o desenvolvimento da criança passo a passo. Caso a criança freqüente a escola, acompanha-se seu comportamento no ambiente acadêmico, favorecendo uma mudança mais rápida.
Trabalhamos em todo o Brasil. Visitamos as famÃlias em suas cidades e realizamos treinamento especializado e acompanhamento mensal ou bimestral presencial, além de acompanhamento online ou por telefone.
Também oferecemos Orientação a Pais de Crianças Autistas.
Para contratar ou saber mais sobre os serviços, entre em contato com nossa Equipe.
Saiba mais sobre autismo.
26 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.
oi sou fonoaudiologa e gostaria de saber como posso ter mais informaçoes sobre o métido ABA,
Oi, Cassiane. Os caminhos que conheço estão linkados na página http://www.robsonfaggiani.com/autismo/
Espero que ajude.
Bom dia.
Tenho um filho de 04 anos chamado Daniel que foi diagnosticado autista gostaria muito de conhecer mais sobre o Método ABA para ajudar meu filho
olá! meu filho é autista, é o ayslan de 16 anos, gostaria de saber mais sobre o metodo!
Olá!
Sou estudante de psicologia e estou fazendo um trabalho sobre o ABA, tenho uma apostila que ensina a utilizar o método, cujo o tÃtulo é AJUDE-NOS A APRENDER
Manual de Treinamento em ABA, caso queiram posso mandá-la para o e-mail de vcs, me mandem um e-mail solicitando, meu e-mail é marlivalgas@yahoo.com.br
Olá Marli sou fonoaudióloga e se possÃvel gostaria de ter acesso a esta apostila. Desde já obrigada.
Daniella
Olá sou tia de uma criança de 1 ano e 9 meses, que tem suspeita de altismo, como posso ajudar os pais nesta questão.
meu filho tem 2 anos e 1 mês e ainda não fala, não gosta de ficar com outras crianças e as vezes parece q não escuta o que se passa ao ser redor, ri sozinho, brinca sozinho e não gosta de abraços.
Sera que não atenção suficiente para ele?
Como posso ter certeza de que ele é autista e como posso ajuda-ló?
ola sou acadêmica do curso de pedagogia e preciso saber alguma coisa sobre alfabetização de crianças autistas por favor alguem me ajude
Tenho um filho de 4 anos com autismo. gostaria de saber se é possivel alguem me enviar informações ou apostila sobre o método ABA. Estou morando no Pa, mas sou de Cel Fabriciano-MG. Gostaria de saber se no Vale do Aço-MG (Ipatinga, cel fabriciano ou Timóteo) tem algum profissional trabalhando com o Método ABA.
Olá, meu nome é Alessandra, sou fonoaudióloga e gostaria de saber se existe curso explicando como aplicar o ABA.
Ola Alessandra.
Existem formações em ABA muito recomendadas.
Uma delas é o curso de formação em ABA do Nucleo Paradigma de Analise do Comportamento.
http://www.nucleoparadigma.com.br
Da uma olhada la ok ?
abraços
Oi, meu nome é Bruna e estou fazendo TCC sobre o Método ABA aplicada numa criança autista, já trabalho há 4 anos como acompanhante terapeutica utilizando o Método, porém não consigo achar fontes cientificas e etc para conseguir colocar no meu TCC… alguém sabe alguma fonte ou algum artigo publicado que eu possa pesquisar?
OOObrigada!
Ola Bruna.
Pode entrar em contato com o Prof. Robson Faggiani.
Ele é doutorando da USP e estuda os transtornos invasivos do desenvolvimento, incluindo autismo.
O email dele é : robsonfaggiani@gmail.com
Um grande abraço
Marcelo Souza
Equipe Psicologia e Ciência
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
sou professora na rede publica de laranjal do jari-ap. com formaçao em pedagogia e especializaçao em libras, contudo,fui lotada para trabalhar com alunos autistas de varias idades e comportamentos diferentes gostaria de fazer cursos que me proporcionasem maior conhecimento nesta area! o que tenho que fazer? onde posso encontrar? por favor me ajudem. gosto muito do faço! mas, nao tenho certeza se esta cert! ja consegui avançar pois tenho alunos que ja sairam do atedimento ed. especializado e estao em series = 2ª, 3ª e até 2ª ETAPA DO ensino fundamental. porem tenho um aluno 2 alunos que a dois anos tou tentando e nao consegui que aprendessem nada até agora! por favor me ajudem me indicando uma faculdade ou instituiçao onde eu possa adquirir maiores conhecimento!
tenho um sobrinho de 5 anos autista,e ma cidade onde moro ñ encontramos
terapias especializadas pois as terapias q encontramos ñ é eficaz ao problema tenho o segundo grau completo e gostaria de saber se posso fazer algum curso especializado para ajudar ñ só a ele mas varias crianças q existe em minha cidada
Oi, sou estudante de Psicologia e acompanho uma criança autista, gostaria de saber mais sobre o ABA e se vocês oferecem algum treinamento.
http://www.germanicaimoveis.com.br/rql/ABA.pdf
gostaria de saber sobre cursos que oferecem o metodo ABA
Boa Noite! Sou psicóloga e gostaria de ter mais informações sobre o trabalho que voc~es realizam com os autistas,pois gostaria de trabalhar aqui em minha cidade
sou professora numa APAE e tenho alunos com comportamento inadequado e estou precisando de orientação, pois ate agora nao tive resultado eficiente e duradouro/ou mudança de fato.
oi. sou professora de uma criança com ssuspeita de autismo. gostaria e saber mais deste metodo para melhar ajuda-la.
Desde de ja muito obrigado.
tenho uma filha autista de 4 anos que não fala,gostaria de saber mais sobre esse método para poder ajudá-la.Ela tem dificuldade de concentração e atenção.Não conclui tarefas simples.Desde já agradeço.
Olá Robson moro em Belém e tenho um filho de seis anos com autismo ele faz terapias, mas não tem avançado na questão da linguagem o que faço para poder ajudá-lo mais nessa questão! Obrigado Reinaldo!
achei muito interessante este texto,sou monitora de uma escola especial (APAE), queria saber mais,pois na sala onde auxilio a professora,temos um altista.
Continuing the Discussion