UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Disciplina de Pós-Graduação
PSC 5914 – Análise Funcional da Cognição: Aplicações em Psicologia ClÃnica.
Profa. Dr. Carmem Luciano
Professora Efetiva e Diretora do Grupo de Pesquisa em Análise Experimental e Aplicada do Comportamento da Universidad de AlmerÃa – España.
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PROGRAMA
OBJETIVOS:
Desenvolver uma análise crÃtica das bases conceituais e empÃricas que sustentam as aplicações dos métodos clÃnicos da Terapia de Aceitação e Compromisso. Discorrer sobre as concepções de comportamento e cognição presentes no Behaviorismo Radical e no Contextualismo Funcional. Apresentar aspectos centrais da Teoria dos Quadros Relacionais, sua análise da linguagem e as respectivas evidências empÃricas. Discutir sobre as aplicações clÃnicas em termos de Evitação experiencial destrutiva e analisar os métodos clÃnicos próprios da ACT.
JUSTIFICATIVA:
Os métodos clÃnicos da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) vêm apresentando resultados bastante significativos no tratamento de problemas psicológicos. Esta terapia figura no cenário das terapias comportamentais de última geração, as chamadas terapias contextuais. Seu desenvolvimento tem inÃcio recente na história de uma prática clÃnica sustentada pelo Behaviorismo Radical e contextualismo funcional. Assim sendo, considera-se relevante uma análise crÃtica das bases conceituais e empÃricas que sustentam a prática clÃnica da ACT.
CONTEÚDO (EMENTA):
- Conceituação de comportamento e cognição humana com base no behaviorismo radical e contextualismo funcional.
- Análise do comportamento com base no conceito de contingências.
- Análise da linguagem em termos de comportamento relacional.
- A Teoria dos Quadros Relacionais.
- Evidências experimentais.
- Aplicações no desenvolvimento da linguagem
- Aplicações na conceituação dos problemas psicológicos em termos de Evitação Experiencial Destrutiva.
- Análise dos métodos clÃnicos da Terapia de Aceitação e compromisso.
BIBLIOGRAFIA BÃSICA:
- Hayes, S.C., Barnes-Holmes, D., & Roche, B. (2001). Relational Frame Theory. Plenum. New York
- Luciano, C., Valdivia, S. Cabello, F., & Hernández, M. (2009). Developing self-directed rues. In R.A. Rehfeldt, & Y. Barnes-Holmes (Eds). Derived Relational Responding. Applications for learners with autism and other developmental disabilities. Oakland, CA: New Harbinger.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
- Wilson, K., & Luciano, C. (2002). Terapia de Aceptación y Compromiso. Pirámide: Madrid
- Hayes, S., Stroshal, K., & Wilson, K. (1999). Acceptance and Commitment Therapy. Plenum Press. Guilford. NY
- Skinner, B. F. (1974). Ciência e comportamento humano.  Tradução por João Cláudio Todorov & Rodolpho Azzi. São Paulo: Edart (Trabalho original publicado em 1953).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Será solicitado aos alunos uma sÃntese compreensiva e crÃtica dos temas abordados.
Data: 27/09/10 – Horário: das 8h à s 13h e das 14 à s 18h.
Local: Sala 25 (manhã) e 27 (tarde) do Bloco B no Instituto de Psicologia – USP.
Inscrições até 24 de setembro.
Aluno regulares e especiais: Secretaria de Pós-Graduação.
Alunos ouvintes: comparecer no dia da aula.
Informações somente por e-mail: pospsc@usp.br ou telefone: (11) 3091-4910.
* A disciplina será proferida em Espanhol.
* Certificado de presença aos participantes.
Organização: Programa de Pós-Graduação em Psicologia ClÃnica do IPUSP.
Prof. Responsável: Sonia Meyer.
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