Skip to content


Problemas de Aprendizagem – Por que existem pessoas que tem problemas para aprender?

volta-as-aulasÉ muito comum encontrar escolas e pais que não sabem o quê fazer com aquele aluno ou filho que tem uma certa dificuldade para aprender os conceitos das aulas. Grande parte das instituições de ensino, sobretudo as escolas da rede publica ,não contam com serviços de psicologos ou psicopedagogos para auxiliar esses individuos

Em um primeiro momento, podemos analisar superficialmente o problema de aprendizagem como uma dificuldade em absorver informação. Os motivos são multifatoriais. Pode ser desde um problema de visão simples de se corrigir com o uso de óculos ,como pode ser mais complicado como a Dislexia necessitando tratamento psicologico, psicopedagógico e dependendo do caso medicamentoso.

Ao se fazer referência às dificuldades de aprendizagem não se pode perder de vista a presença de distorções inerentes ao próprio sistema educacional e às influências ambientais que funcionam como contexto para as manifestações comportamentais e as peculiaridades do indivíduo que pode apresentar, no sistema escolar, o sintoma de não aprender (Linhares, 1998; Marturano, Linhares & Parreira, 1993).

As escolas ou qualquer outra instituição de ensino tendem a estigmatizar o aluno que esta tendo baixo rendimento, supondo que é um problema do proprio aluno. Hoje com os avanços da Psicologia da Educação, sabemos que o Ambiente tem muita importancia. Grande parte das escolas tendem a ignorar o problema, colocando no aluno toda a culpa por seu baixo desempenho, encaminhando o para psicologos que acabam não achando nada errado. Quando se faz uma caracterização do Ambiente, entendemos claramente os motivos dos problemas de aprendizagem que a instituição atribuiu unicamente ao aluno.

Ao constatar individuos com problemas de aprendizagem, é importante verificar qual é o ambiente que esse individuo esta inserido. Ele tem todos os materiais apropriados para aprender ? Essa pessoa possui algum problema emocional ou organico que a impedem de fixar atenção nas disciplinas ? Sera que esse ambiente é favoravel ao aprendizado?

Enfim, existem inumeras questões antes de colocarmos a culpa no aluno. Analisando grande parte dos casos que chegam aos consultorios dos psicologos, entendemos que grande parte do problema esta no ambiente e não no individuo. Existem formas de ensino que são mais eficientes para transmitir conhecimento. Uma dessas propostas é a Abordagem Comportamental.

Se você esta tendo dificuldades em entender os conceitos da sua escola, faculdade ou trabalho, pare uns minutos por dia. Comece a pensar em como é o seu ambiente de trabalho, como é o seu ambiente na faculdade ou na escola. É um ambiente acolhedor ? Aconchegante ? Iluminado ? Os professores parecem animados ao ensinar? Como esta a sua vida ? Esta muito ansioso ? Um periodo de mudanças ou mesmo de Stress com algo?
Caro leitor, o problema de aprendizagem não é uma sentença, muito pelo contrario, definindo as causas reforçadoras para o não aprender, podemos planejar estrategias de intervenção eficientes para a mudança comportamental do não aprender.Claro que dependendo do caso é sempre recomendado procurar um Psicologo qualificado para discutir as questões que o perturbam e restalebecer seu foco.
Alguns problemas são especialmente dificeis de se resolver sozinho, nesses casos é muito importante que um psicologo seja consultado. As vezes o problema é mais facil de se resolver do que se pensa.
O importante é que você o resolva e alcance todos os seus objetivos.

Por : Marcelo C. Souza

Se você gostou deste texto, talvez se interesse por esses:

  1. As habilidades necessárias para um psicólogo – parte 4 (final) – conhecer as pessoas No segundo texto dessa série, falei sobre a importância do psicólogo ter empatia. Mais do que isso, no entanto, o psicólogo precisa ter um conhecimento geral de como funciona o comportamento humano e do que as pessoas precisam. O profissional de saúde lida com desejos, expectativas, sentimentos, necessidades, etc. Conhecer características comuns das pessoas ajuda [...]...
  2. Por que as pessoas sentem e praticam homofobia? Mas a questão principal aqui é entender porque uma pessoa age como o personagem Dave. Qual a razão para alguém odiar e a motivação para coagir homossexuais? Deve haver várias razões e cada pessoa se relaciona de forma única com o mundo, mas algumas regularidades podem ser observadas em fenômenos comportamentais e, partido dessa perspectiva, propõe-se este post. ...
  3. Aprendizagem – Crianças Uma das aplicações da análise do comportamento na educação é com alunos de primeiro grau que apresentam dificuldades escolares. Tais dificuldades podem ser originadas de diferentes fontes. A primeira ação a ser realizada por um psicólogo é caracterizar a dificuldade, investigando suas causas. Algumas delas são descritas abaixo: Falhas no sistema educacional: o método da escola [...]...
  4. Aprendizagem São inúmeras as aplicações da Psicologia dentro da área da Educação. O psicólogo pode ajudar na criação e avaliação de planos de ensino, planejar o ambiente de modo que ele favoreça a aprendizagem, lidar com alunos com necessidades especiais de educação (o que pode ser feito também na clínica) e elaborar planos de estudo. Muitas vezes um [...]...
  5. Aprendizagem – Vestibulandos Estudantes em ano de vestibular geralmente apresentam elevado grau de ansiedade e dedicam muitas horas do dia à leitura. Ou, pelo contrário, não se dedicam ao aprendizado porque não possuem o hábito e não conhecem técnicas adequadas de estudo. O ponto de partida do analista do comportamento é a certeza de que qualquer coisa pode ser [...]...

Posted in Educativos, Psicoterapia. Tagged with , , , .

9 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Rochele said

    oi!! meu nome é Rochele é estou tendo muitos problemas na faculdade, pois só consigo fazer os trabalhos com a ajuda dos colegas. Sei que tenho um raciocinio mais lento. Minha profº diz que tenha que procurar ajuda com um psicicologo, quero saber qual meu problema!!quais os resultados mais rápidos a seguir!!obrigada Rochele

  2. Ola Rochele

    É muito dificil dizer a priori qual é o problema, pois não se tem informações suficientes tanto da sua história de aprendizagem como da instituição que você estuda.

    Pelo visto, o problema existe e está suficientemente forte para incomodar. Aconselho procurar um psicólogo para conversar sobre essas questões que podem ser especialmente angustiantes.

    As abordagens de terapia Comportamental tem mostrado resultados muito bons.

    Caso esteja em São Paulo e quiser uma orientação mais detalhada e direta, pode mandar um email para um dos membros da Equipe ( sessão equipe ). Todos são profissionais experientes e competentes.

    Fico a disposição

    Marcelo C. Souza ( marcelocds11@gmail.com )

    abs

  3. Justino said

    No proximo ano lectivo entrarei para faculidade, gostaria de fazer o curso de psicologia. A minha duvida é a seguinte: trabalho numa empresa do ramo de navegação no sector administrativo. qual será o meu contribuito para a empresa face ao curso que irei seguir.

  4. Ótimo texto. Realmente as condições ambientais (conforto, disposição de materiais e motivação dos professores, p. ex.) são importantes para que o ensino seja efetuado adequadamente. Por outro lado, os potenciais cognitivos (capacidades de aprendizagem, raciocínio e resolução de problemas) da própria pessoa também precisam ser levados em consideração. Mas concordo que comumente esse não seja o maior problema.

    Talvez, e embora eu não seja AC, problemas em termos de contingências reforçadoras estejam envolvidos. Por exemplo, falta de reconhecimento por parte de pais, colegas e professores em função do esforço e desempenho do aluno; falta de aplicabilidade imediata do conhecimento que está sendo ensinado (”Por que preciso aprender álgebra, professora?”) e; forma como o conhecimento está sendo ensinado.

    Espero ter contribuído. Um abraço.

  5. mary said

    sempre tive dificuldades na escola tinha professores que me ajudavam ate a 8 serie, quando passei para o ensino medio tive muita dificuldade de aprendizado passei no 1º ano mas devendo diciplimas como ingles, matematica ,fisica e quimica entrei no 2º ano e acabei repedindo começei o 2º denovo a noite mas continuei tendo dificuldades e acabei abandonando no meio do ano. quero voltar a estudar para terminar o ensino medio em um supletivo e fazer faculdade mas tenho receio de nao conseguir aprender nada.qual ajuda de eu devo procurar.por favor me ajudem

  6. JOAO CARLOS NOBRE PINHO said

    TENHO 48 (QUARENTA E OITO ANOS) E DIREPENTE PAREI DE APRENDER LEIO UM LIVRO E É COMO SE NÃO TIVESSE LIDO NADA O QUE ESTÁ OCORRENDO COMIGO? ATUALMENTE TENHO LIDO LIVROS ARESPEITO DE PNL (PROGRAMAÇÃO NEURO-LINGUISTICA) E NÃO TENHO MELHORADO O QUE FAZER????????????

  7. JOAO CARLOS NOBRE PINHO said

    o que está ocorrendo que nimguem se qualificou para responder as minhas indagações a respeito de falta de aprendizado:JOÃO CARLOS NOBRE PINHO, OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. eu não consigo decorar nada até telefone de casa muito deficil eu presciso de muito tempo pra decorar alguma coisa e esqueço de tudo estou tomando remédio e vou pro psiquiatra não estou gostando nada disso

    eu só queria ser que nem os outros mas esperta é tão ruim quando ficam falando mas de uma vez e repetindo repetindo e repetindo como se eu nunca decorasse nada me sinto incapaz burra

  9. gabriela said

    eu não consigo ler corretamente tenho um problema de trocar letras e não decoro nada minha cabeça pensa uma coisa e eu falo outra sempre esqueço de tudo. o que fazer?

Some HTML is OK

(required)

(required, but never shared)

or, reply to this post via trackback.

Powered by WP Hashcash


Theme Tweaker by Unreal