Skip to content


Sindrome do Panico – A sensação de morte Iminente

panicoImaginem Rodrigo*, uma vida normal, estuda, trabalha na bolsa de valores de SP. Um dia estava na academia levantando pesos e sentiu uma enorme vontade de sair correndo, seu coração estava disparado e sentia falta de ar, uma angustia enorme e um grande medo de algo que nem ele mesmo sabia. Ficou desesperado pois imaginou que iria ter um ataque Cardiaco. Correu ao hospital e nada foi encontrado nos exames, em poucos minutos Rodrigo estava bem de novo sem entender o que tinha acontecido. (* Nome Ficticio )

 Relatos assim não são incomuns para os psicólogos e psiquiatras. Definida como , Sindrome do Panico, teve uma maior divulgação na decada de 90. Por ter sido mais estudada em todos os seus aspectos, entendemos muito mais suas formas de manifestação alem de uma maior pesquisa na efetividade de tratamentos, seja medicamentoso ou Psicoterapico.

 O transtorno do Panico é diferente de outras formas de transtornos de Ansiedade existentes. Os sintomas são como uma preparação Biológica para fugir de uma ameaça inimente de perigo. Se sabe que a Sindrome do Panico é uma ativação dos sistemas de defesa do organismo aparentemente sem nenhuma causa ( embora tenha, mas muitas vezes a pessoa não consegue entende-la ). Essas causas são Bio-psiquicas, ou seja, possuem fundo psicológico e de problemas relacionados a sinapses dos neuro-transmissores.

Se caracteriza por :

  • Contração / tensão muscular, rijeza
  • Palpitações / taquicardia (o coração dispara)
  • Tontura, atordoamento, náusea
  • Dificuldade de respirar ou respiração muito rapida ( Hiperventilação )
  • Calafrios ou ondas de calor, sudorese
  • Confusão, pensamento rápido
  • Medo de perder o controle, fazer algo embaraçoso
  • Medo de morrer
  • Vertigens ou sensação de debilidade
  • Terror – sensação de que algo inimaginavelmente horrível está prestes aacontecer e de que se está impotente para evitar tal acontecimento
  • Sensação de “estar sonhando” ou distorções de percepção da realidade

Existem diversos subtipos de Sindrome do Panico, em algumas pessoas aparece a forma “pura” sem outros sintomas, mas existem pessoas que apresentam Sindrome do Panico com Agorafobia ( Fobia de Lugares Publicos ou situações onde ficaria muito dificil de fugir caso aconteça um ataque de panico ). Pessoas com Sindrome do Panico com Agorafobia são aquelas que se trancam em casa. Esse subtipo é o mais comum.

O tratamento da Sindrome do Panico sempre é realizado pelo Psicologo e pelo psiquiatra, pois o tratamento envolve medicação. Isso é, medicação que atua diretamente nos processos de ansiedade. Porem a medicação por sí só não é eficiente, sendo necessária a atuação psicoterápica para procedimentos de enfrentamento e controle das crises.

Existem diversos estudos que mostram que a junção do tratamento Psicologico e Psiquiatrico é muito mais eficiente do que tratamentos ou só psicologicos ou só psiquiatricos. Por isso é necessaria a integração dos profissionais da Saude, sempre visando o melhor para o seu cliente.

As Psicoterapias Comportamentais e Cognitivo Comportamentais são as mais eficientes e sempre indicadas para tratamento de Transtornos de Ansiedade como a Sindrome do Panico.

Atenção :

Se conhecerem alguem que possua comportamentos condizentes com a Sindrome do Panico é sempre muito importante procurar um psicologo qualificado ou um medico para averiguar a possibilidade de Panico e começar o tratamento mais efetivo para aquela pessoa.

 Sindrome do Panico é uma doença, não é loucura e não é falta de vergonha como muito se pregou no passado. Hoje sabemos que é uma doença que causa intenso sofrimento e deve ser tratada o mais rapido possivel para que a pessoa recupere sua alegria de viver sem estar sempre ansiosa e com medo de ter outro ataque.

Por : Marcelo C. Souza

Se você gostou deste texto, talvez se interesse por esses:

  1. Sindrome de Otelo – O Ciume patológico Por : Marcelo C. Souza Otelo, o mouro de Veneza é personagem principal do romance do famoso britânico Willian Shakespeare, que conta a história de um homem que ama demais a esposa e que convencido de sua infidelidade, acaba a matando para logo após descobrir a inocência dela. O conto de Shakespeare traça muitos paralelos com a nossa [...]...

Posted in Psicoterapia. Tagged with , , , .

65 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. THAIS MAIA said

    Muito bom, pela objetividade e clareza!
    Seria muito bom colocar sempre uma psicopatologia e esclarecer sobre ela.
    Seria uma formação/revisão virtual daquilo que vimos na faculdade!
    Muito obrigada!
    Thais

  2. Marcelo said

    Ola Thais.

    Muito obrigado pelo elogio. Fico contente que o texto esclareceu sobre um tema muito importante e super comum dentro dos consultórios não é ?

    Estaremos sempre escrevendo textos sobre psicopatologias. Os textos ja existentes podem ser encontrados na sessão Psicoterapia.

    Um grande abraço e aguardamos você acessando nosso portal outras vezes.

  3. Horrível Esse Problema, Tenho isso a Mais de 1 Ano, Quem Tem Esse SP adicione-me no MSN pra bater-mos um papo sobre isso.

    carlosjrtuf@hotmail.com

  4. Julianna said

    DROGAS E BEBIDAS PODE DESENVOLVER ESSE TIPO DE PROBLEMA ?

  5. Marcelo said

    Ola Juliana

    Sim, as drogas podem desenvolver ataques de panico. Sobre tudo as drogas com efeito estimulante e alucinogeno como a Cocaina e o Estasy ( Meta anfetaminas ).
    No uso de alcool tambem é possivel que ataques de panico ocorram, mas pelo poder depressor do SNC inerente a substancia alcool, o cenario mais provavel para o uso de alcool não é o transtorno de ansiedade e sim o transtorno de Humor depressivo.

    De qualquer forma, drogas e alcool sempre geram problemas, se não de origem psicológica, vao ser de origem fisiológica, pois o alcool e as drogas destroem neuronios, da problemas serios nas sinapses entre neurotransmissores, ataca pancreas, figados, rins, cerebro…
    Enfim, os danos do abuso de alcool e drogas são extensos e preocupantes. Hoje em dia tais substancias são consideradas como um risco e colocadas em função de problemas da ordem em saude publica.

    abraços

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  6. fabiana said

    Olá meu namorado, ta com os sintomas do panico,
    desde que a pressão dele subiu ele desmaiou, mas fez todos exames e nao deu nada, mas ele tem medo de morrer, tem hora que vem coisas na cabeça dele, senti falta de ar, dor no peito, e medo de sair sozinho de carro. Estamos indo na igreja, ontem fomos em uma missionaria, ela orou por ele, ele ja esta sentindo melhor, agorinha ele vai no Psicoterapeuta, mas acredito que Jesus ja curou ele.. Vai no medico apenas para acompanhar

  7. Marcelo said

    Ola Fabiana.

    Em primeiro lugar, muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentario ao texto. A sindrome do panico realmente é complicada. É um sofrimento grande, mas que tem tratamento. A religião, independente de qual seja, sempre ajuda. Mas é importante tambem ir ao psicoterapeuta e ao medico. E se for o caso, começar o tratamento e segui-lo direitinho até que a pessoa se sinta bem e tenha as crises totalmente controladas.

    O terapeuta vai ensinar o cliente a controlar suas crises, evita-las e manejar todos os sintomas fisicos. O medico vai entrar com os remedios, principalmentes os ansioliticos ( remedios que atuam nos processos de ansiedade ) e Antidepressivos.

    Abraços

  8. carminda marques said

    Sera que um dos sintomas pode ser o choro?Minha mae tem tido crises de choro,taquicardia, troca por vezes as palavras,anda triste e o médico diz que alem de depressao ela tem crises de panico.Será?

  9. Gabriel said

    Eu as vezes estou sentado no sofá vendo TV, ou na rua mesmo, e do nada me vem uma sensação que eu não sei explicar direito, parece que estou sonhando, e tenho medo de fazer alguma coisa errada e passar vergonha, mais medo de morrer e os outros sintomas eu não apresento…
    Eu tenho sindrome do panico?

  10. tenho 27 anos desde que um primo meu morreu com 34 anos por problema respiratorios eu sempre axo ue vou ser o proximo ,sinto coração acelerado ansiedade medo de ter um ataque,dor no peito , falta de ar e uma sensação horrivel e eu sofro muito com isso as vezes fico ate dois meses sem senti nada mas ai a sensação volta e fica por uns dois a tres dias , ja procurei os medicos eles dizem que n tenho nem um problem de saude, vc acha que isso e panico de morre?me ajude por favor.

  11. Fabiana said

    Ja tive sindrome do paniico a alguns anos atras,fiz tratamento com psiquiatra e psicologo e tive alta,a mais de cinco anos nao tinha crise.Tive nenem a quinze dias e nao estou me sentindo muito bem esta semana,tenho uma sensações ,mas nao em relação a mim e sim a meu marido ,minha mae por exemplo.Tenho a impressao que vai acontecer alguma tragédia principalmente com ele,e tenho chorado muito,pensando nisso.Será que estou tendo um sinalque posso estar denovo com sindrome do panico?Me ajude a enten der o que esta acontecendo.Obrigada

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  12. magda said

    Bem marcelo quero dizer que este site e um livro de esclarecimento pra que sofre de sindrome do panico … muito bom mesmo ..

  13. magda said

    bem sófro de sindrome do panico porque tenho todos os sintomas que li no seu site,venho sofrendo com esse problemah a 6 anos sem ter ajuda comesseii ir a umah igrejá graças a deus tenho tido uma grande melhora,mas quero ficar 100% poOis sair sozinho nem noO sonhoOo,tomar balho O so se for de balde pois tenho muito falta de ar tudo que fasso é incomodo.tudo me dar faltah de ar como por exe:sair de carro,andar de onibús,ir ao shopping,comer,entrar em lojá,lugares fechados etc é tudo muito ruim poOis já perdi empregos ,faculdades muitas coisas memos pos sempre tinha a ideia de que no tinha soluçao meu problema é complicado gostaria de saber uma outra coisa tenho vontade de fazer academia é nessesario fazer ezame do meu coraçaõ ou em ipotesi nenhuma quem sofre de sindrome do panico naõ pode fazer academia.. pesso sua ajuda dez de já fico grata..

  14. fabricio said

    tb tenho a sindrome panico….
    fico pensando que meu coraçao vai despara ele despara….e foda
    bate um medo d morre….um ano atras fazia cademia e me sentia melhor…mais hj tenho medo de fazer cademia sera q posso?????

  15. Marcelo said

    Ola Fabricio

    A principio não existe uma relação entre Sindrome do Panico ( transtorno de ansiedade ) com problemas no coração ( doenças cardiacas ).

    Os sintomas do panico realmente enganam. Tanto que muitos medicos ainda se confundem entre uma sintomatologia cardiaca com os ataques de ansiedade.

    Não é possivel dizer que você pode ou não fazer academia, pois é necessaria uma avaliação medica global. Mas posso dizer que a sindrome do panico não vai impedir fisicamente você de ir a academia treinar.

    Pode ser especialmente dificil ir a academia, pois a Sindrome do Panico tras em muitos casos a Agorafobia ( medo de lugares cheios etc… ) e isso sim, impede o treino.

    Recomendo que procure um psicologo qualificado em sua região para uma avaliação sobre o Panico e de um medico cardiologista para uma avaliação fisica para ir a academia ok ?

    abraços

  16. Monica said

    Sofro de sídrome do pânico a cerca de 3 anos e ainda não consigo lida bem com os ataques q geralmente de moram a ocorrer, mas qd acontecem ainda me apavoram, tenho medo de dá um derrame, infarto, desmair e morrer literalmente…é um verdadeiro sofrimento, nesse momento me encontro chorando pq dps de vários meses tive uma crise, tomo antidepressivo toda manhã e penso q naum vai mais acontecer, e…derepente, do nada desencandeia, e aí corro para o socorro RIVOTRIL, de 0,25 e q hj naum adiantou e tomei o de 0,5…sofrooooo, naum desejo para ninguém.

  17. Marcelo said

    Ola monica.

    Devo dizer que entendo perfeitamente o sofrimento que está relatando.
    Algumas coisas devem ser ditas:

    1 – Os medicamentos foram passados por um psiquiatra ?
    2 – Você já esta em terapia ?

    Pois não existe tratamento da Sindrome do Panico sem medicação adequada ( em doses adequadas ) e terapia comportamental ou cognitivo comportamental.

    Abraços

  18. Samira Bianchi said

    Ola meu nome ee Samira,estou com sindrome do panico
    foi pos parto,faz 1 ano e a só a 3 meses eu estou cuidando sintia tds os sintomas realacionados acimas ,e horrivel, fui variias vzs para pronto socorro pensando q tava morrendo,mas graças a Deusestou conseguindo me controlar estou em terapia com psiquiatra,e tbm muita oração,estou melhor,mas ainda qnd passo algum contrangimento me ataca,mas creio q logo estarei otima e só uma tempestadade passageira….

  19. Samira Bianchi said

    Ola meu nome ee Samira,estou com sindrome do panico
    foi pos parto,faz 1 ano e a só a 3 meses eu estou cuidando sintia tds os sintomas realacionados acimas ,e horrivel, fui variias vzs para pronto socorro pensando q tava morrendo,mas graças a Deusestou conseguindo me controlar estou em terapia com psiquiatra e medicada com 75mgsertralina,e tbm muita oração,estou melhor,mas ainda qnd passo algum contrangimento me ataca,mas creio q logo estarei otima e só uma tempestadade passageira….

  20. Patricia said

    Bom dia
    Visito muitos sites em busca de informações e adorei esse! Tenho síndrome do pânico , comecei a tomar alguns medicamentos,mas me sentia muito mal fisicamente com eles. Foi muito ruim porque as pessoas e a psiquiatra me diziam que com o tempo o remédio faria efeito mas não aconteceu dessa maneira. Nesse período fui a uma livraria e descobri um livro que se chama a química da alegria ,onde um psiquiatra americano que trata da síndrome do pânico desenvolveu um trabalho baseado na alimentação e meditação. O livro para mim foi maravilhoso. Desde maio do ano passado estou sem medicação . As vezes ainda sinto alguma sensação de ansiedade principalmente quando ingiro bebidas alcoólicas , e foi por esse assunto que cheguei nesse site. Tem poucos temas que relacionam os efeitos do álcool e ataques de pânico e ansiedade. Se possível você poderia falar mais sobre isso?
    Obrigada
    Patricia

  21. Chryz said

    Eu queria sabre qual o grau da minha doença
    sempri foi uma menina medrosa.
    quando tenha 10 anos meu avo morreu.
    Famos mora na ksa que era do meu avo, eu moria de medo de fica lah so eu.
    Nesse mesmo ano viajei com meus pais.
    na vouta o barco que nos vinha naufragou.
    Passsei senti um medo horrivel.
    Passei a senti medo de tempestade
    as vezes tava brincando na rua com minha amiga ai começa a se forma um tempestade ou um ventinho qualquer corria pra dentro de casa e fika debaixo da mesa rezando era horrivel. Pra mi a qualquer hora o mundo ia se acaba. depois passo, naum senti mais tanto medo. Ai sempri sentia medo porem naum mi atrapalhava
    Quando foi no ano 2009 no mes abril
    Foi toma banho depis do almoço. comecei a senti palpitação no coração. as ponta do dedo ficou roxa as mao e pes frio. e um grade medo de morre. nessa epoca eu ate fumava. axei que era o cigarro. logo parei de fuma. ai so foi se agravado ainda mais mi dava a crise ai eu tentava mi controla e naum conseguia. depois que passa eu começava a chora. quando foi em janeiro de 2010 perdi meui marido. eli morreu de infarto. agora que passo mal pois pra mim vou morrer a qualquer momento. Eu seinto qualse todos os sintoma que foi citado. so tem uma coisa que é diferente quando to assim. pra mim mi controla eu tenho que anda naum fika parada. i fika perto de pessoa que conversi de coisa legal de preferencia piada. ah eu fiz exame pra ver como tava mi glicose, trigriceridee colesterol. ii tah tudo ok
    so que ainda não falei com neum medico

  22. Marcelo said

    Ola Chrzy

    Pelo seu breve relato, podemos perceber que houve um evento traumático e esse evento acabou sendo generalizado para outras areas da sua vida, lhe causando desconforto, medo e ansiedade.

    Seria irresponsavel demais, se eu desse algum tipo de diagnóstico pela internet sem conhecimento da sua história de vida.
    Recomendo fortemente que procure um psicólogo comportamental na sua cidade.
    Se estiver em São Paulo, temos nossa equipe que atende com qualidade e com certeza seria interessante uma entrevista para que alguns pontos sejam esclarecidos ok ?

    estamos a disposição,
    Marcelo C. Souza
    Equipe psicologia e Ciência

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  23. katia said

    Conheço uma pessoa que acorda durante a noite com a sensação de que vai morrer… relata um mal estar, sensação de que morrerá em segundos…. isso se enquadra ao transtorno do pânico?

  24. Jamilcy said

    Eu conheci uma pessoa por este meio de comunicação e que é fascinado pela psicologia…contando sobre experiencias vividas ele foi enviando para mim matérias no ramo da psicologia, para entender certas preocupações com minha pessoa…e uma foi este tema….Eu tive esta crise e somente agora fiquei sabendo que foi uma “crise de pânico” e não sabia….o que mais me preocupa é que tenho sintomas deles e o que mais me entristesse é que não tenho uma vida sociável…adoro viver socada em minha casa e quando não no meu quarto ou quando não dormir….e me sinto triste por isto…pq gostaria de mudar esta realidade e não tenho digamos…motivação….não sei se isto é consequencia dos sintomas, ou faz parte da minha personalidade ter este hábito….estou gratificada por esta informação e a quem me enviou esta informação….quero crescer emocionalmente, lapidar as rugas do meu ser…melhorar o meu viver…pois mereço ser feliz….Agora quero aproveitar o momento para valorizar o modo como expressou a sua experiencia profissional….foi clara, eficiente….e muito , muito mesmo humana o modo como coloca o problema no intuito de AJUDA….vc esta de PARABÉNS…o modo como diz ….nota-se o respeito e o amor…que possui ao ser humano….
    Beijo
    Jamilcy

  25. Marcelo said

    Ola Jamilcy

    Fiquei muito feliz com o seu comentario sober o texto. Realmente concordo com você. A Sindrome do Panico é muito subestimada e muitos ainda acreditam que ela é uma “fraqueza de espirito”.

    Eu acredito que todos tem o direito de ser feliz, e meu trabalho é a razão da minha vida. Amo o que faço, como faço e por que faço. Não tem preço um sorriso de um cliente que recuperou sua vontade de viver.
    É por isso que escrevo e estou nessa jornada.

    Pelo que entendi, você reconhece que vivenciou um ataque de panico e que deseja muito seguir um tratamento para melhorar. O seu desanimo é comum, já que a depressão costuma aparecer junto em maior ou menor grau.

    É super importante vencer esse desanimo e ir a uma consulta. A partir disso sua vida se transforma, pois você estará dando o primeiro passo para sair desse problema tão angustiante.

    Caso esteja em São Paulo, capital, eu estou a disposição ok ?
    Meu fone e email estão na sessão : EQUIPE

    Um grande Abraço

    Marcelo C. Souza
    Equipe Psicologia e Ciência

  26. Filipe said

    Olá, Eu sofro da sindrome há 6 meses venho lendo muito sobre ela entendi muito. Já tomo o remédio cloridrado de sertralina 50mg a um mês tenho um medo enorme de perder o controle é o unico dos meus medos, tenho muitas duvidas sobre o meu problema, as vezes tenho uma visão negativa de tudo as vezes estou bem, tenho que me manter sempre ocupado. Com o passar do tempo as crises foram dimunindo e o remédio acelerou esse processo, mas ainda tenho medo que me causa desconforto e uma crise bem mais leve e a propia preocupação com a doença me deixa desesperado. Descobri que a causa da minha sindrome era o trabalho eu esta ultra estressado muito atarfado e hoje já não estou mais sobe estresse isso ajudou a melhorar. Mas conforme os sintomas fisicos sumiram e a sertralina entrou fica muito dificil saber quando é psicologico e quando é a propia sindrome, na verdade se for meramente psicologico me assusta bastante porque não sei controlar os meus medos e quanto mais crieses e senssação de perda de controle mais dificil fica esquecer e não ter crises, mas volto a resaltar de certa forma vem enfraquecendo porém quando se esta com isso parece que é o fim, o medo e a senssasão é muito forte. Voce saberia me dizer algo, é assim mesmo ? O segredo é a paciencia? Os Casos que vc já oberservou são parecidos com o meu ?

  27. Marcelo said

    Ola Filipe.

    A sindrome do panico tem essa peculiaridade mesmo. A pessoa sempre tem medo de que os ataques ocorram e estão sempre tentando evitar lugares, pessoas ou mesmo os eventos que antecederam uma crise.

    Posso lhe adiantar que a medicação é realmente muito eficaz para diminuir as crises e equilibrar o lado bioquimico cerebral que contribui para as crises de panico. Porem, não ficou claro em seu post, mas digo que não existe tratamento para sindrome do panico que não envolva a psicoterapia Comportamental ou a Terapia Cognitivo Comportamental.

    Temos muitas pesquisas que mostram que a associação de Terapia Comportamental Cognitiva ou só comportamental + medicação produzem uma melhora muito mais significativa do que só medicação ou só terapia.

    Se não está em terapia ainda, recomendo fortemente que procure um terapeuta das abordagens citadas acima ( TCC – Terapia Cognitivo Comportamental ou TC – Terapia Comportamental ).

    Se estiver em São Paulo – capital, pode me procurar aqui no consultório e podemos conversar pessoalmente ok ?

    Um grande abraço

    Marcelo Souza.
    Equipe Psicologia e Ciência.
    marcelocds11@gmail.com

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  28. Daiana said

    Olá Marcelo,

    Sou estudante do 4º Ano de Psicologia e irei começar á atender uma cliente (48 anos) com a queixa inicial de Síndrome do Pânico. A mesma relata que as crises acontecem diariamente, toma Fluoxetina, fez terapia em 2010 mas desistiu, pois não tinha confiança na terapeuta.

    Comecei a ler muito sobre a síndrome mas minha preocupação é de não conseguir criar o vínculo terapeutico necessário ao ponto dela chegar á desistir.

    Teria alguma dica para me ajudar?

    Agradeço desde já pela atenção!

  29. Marcelo said

    Ola Daiana

    Não se preocupe. Apenas atenda, ouça sua cliente e tenha um plano bem delineado de como ajuda-la dentro do universo que ela vive, com todas as suas particularidades.

    Sobre a relação terapêutica, você pode ler o trabalho de doutorado do Prof. Denis Zamignani do Núcleo Paradigma de analise do comportamento. Ele criou um sistema multi dimensional de comportamentos do terapeuta e do cliente.

    Vale muito a pena ler.

    No mais, o seu conhecimento e feeling vão te guiar ok ?

    abraços e boa sorte

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  30. Ana Moraes said

    Adoreei este site e os depoiemntos de todos, nossa tenho tudo isso ai que vc falou só que de madrugada, derrepente eu acordo e começa o medo de morrer, o coração falta sair pela boca, e os calafrios, tensão terror mesmo, nossa, não pensei que fosse mais comum do que eu imaginava, vou seguir seu conselho e procurar o psiquiatra, tem duração este tratamento? geralmente depois de fazer um tratamento e tomar os remédios, e depois parar, pode voltar tudo novamente?? Um abraço e muito obrigada pela explicação tão detalhada!!

  31. camila said

    Oi, estou achando que posso ter a síndrome pq de um ano pra cá minha ansiedade aumentou e paralelamente começaram a ocorrer crises inesperadas de duração variável de um medo terrível, um sentimento tão forte que achava que poderia desmaiar ou até morrer com uma sensação de irrealidade ou perda do controle sobre mim mesma e uma necessidade imensa de fugir daquela situação… e os espaços entre eles começaram a aumentar e tenho bastante ansiedade por medo de acontecer de novo. Estou com síndrome do pânico?

  32. Marcelo said

    Ola Camila.

    Pelo seu relato, se percebe que algo não está legal. A sua ansiedade aumentou bastante a ponto de causar sofrimento. Por motivos claros, é impossível dizer se você está sofrendo de Sindrome do Panico ou não, até por que não tenho acesso a muitas informações importantes para o diagnóstico.

    Aconselho que você procure um Psicólogo qualificado e experiente para lhe atender e com ele poder clarificar problemas que por ventura possam estar lhe afligindo.

    Se estiver em SP-Capital, podemos conversar melhor sobre isso no consultório. Lá é o local mais adequado.

    Pode me escrever no Email : marcelocds11@gmail.com

    Abraços

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  33. bruno said

    Olha eu não, sei se tenmho sindrome do panico. As vezes estou tranquilo, de repente o coração fica batendo forte. Falta de ar, suor, mandibula meio dura e amortecida, as vezes dor no estomago e no peito, sensação de vomito, as vezes tontura. SINTOMA IGUAL DO INFARTO !! tambem tenho medo de morrer e dormir. Agora vai saber que eu tenho. Uns exames dissearm que tenho hipoertrofia, outros não.

  34. Vinicius gabriel becker said

    eu gostaria de saber se à possibildade de morte com SINDROME DO PÂNICO

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  35. Suelen Mainardes said

    oi meu e suelen
    eu tenho mto medo de morrer me da calafrio sensações horriveis nem sei como explicar tomo 2 tipos de medicamentos mais acho q não ta mais fazendo efeito tenho todos os sintomas nao suporto ficar sozinho penso muito nos meus filhos mais depois q entrei nesse site vi q não sou eu apenas q tenho esses medos!

  36. alessandra.c.g.carvalho said

    Acabei de saber que sofro de sindrome do panico! fiquei apavorada fiquei sabendo a uns tres dias, estou tomando varios medicamentos que me fazem durmir quase o dia todo, isso é comum no inicio ? ou deve procurar meu psquiatra pra cv com ele? me sinto grogue o tempo todo! tomo manha, tarde e noite! fluoxetina. rivotril , clo. e alprazolan, tratamento sera de 60 dias! depois retorno no consultorio! é comum tanto sono?

  37. Luan said

    oii…
    estou com sindrome do panico por causa de uma vez que eu tomei esctasy…queria saber se sindrome do panico provocada por drogas tem cura?estou tomando o remedio frontal 0,5g a um mês e meio e não vi muitas melhoras.

  38. Mônica said

    Oi, tenho sindome do pânico a dois anos e digo que aprendi a conviver com ela. No início foi muito difícil pois por desconhecer o assunto acabei entrando em depressão. Mas apesar de já ter feito uso de medicamento e saber que essa síndrome é mais comum do que possamos imaginar ainda assim não consegui me tratar completamente. A minha maior dificuldade é a somatização de sintomas fisicos que meu cerebro não consegue filtrar e me causam sensações de morte, até mesmo uma dor na unha faz meu coração disparar e a boca ficar seca, ai já vem toda ligação com a morte. O que eu consigo hoje e não mais ligar para o primeiro médico que conheço , agora espero as sensações passar e fico dizendo pra mim mesmo que não vou morrer disso. Mas é muito difícil pois o que fica é o sentimento de fragilidade, de não conseguir da conta. Outra coisa que me ajuda é o dialogo com pessoas que passam pela mesma situação, uma terapia em grupo. Assim não nos sentimos só ou únicos. A troca de informações é que ajudam, como nesse bate papo que li acima. Valeu!

  39. CARIN said

    OLÁ,TENHO TAMBEM SINDROME DO PANICO ,TENHO SENSAÇÃO DE MORTE A TODO MOMENTO AS VEZES FRACA E AS VEZES CRISES MUITO FORTE,ESTOU COM MEDO POIS JÁ ESTOU ASSIM AMAIS DE 1 ANO E SO AGORA CRIEI CORAGEM PARA PROCURAR UM TRATAMENTO,OS REMEDOS QUE TOMO ACHO QUE NÃO FAZEM EFEITO,DE TANTO SOFRER TENHO MEDO DE NUNCA MAIS VOLTAR A TER A VIDA NORMAL QUE TINHA ANTES,PERDI O MEU EMPREGO E NÃO CONSIGO FAZER NADA POIS A TODO MOMENTO SINTO ISSO.SERÁ QUE TEM CURA POIS ACHO QUE A MINHAS CRISES SÃO TERRIVEIS EU NEM CONSIGO ESPLICAR DE TÃO TERRIVER QUE É.

  40. adriana said

    olá,tenho essas sensaçoes desde criança e hoje quando vejo que as coisas estao dando certo fico com medo de ser feliz. minha tristeza e tao notavel que as vezes prefiro ficar sozinha pois acho que minha presença vai causar algum incomodo para as outras pessoas,agradeço por esse espaço estava precisando abrir meu coraçao nao consigo conversa poucas pessoas conseguem enteder.

  41. david alexandre said

    eu gostaria de saber se à possibildade de morte com SINDROME DO PÂNICO

  42. vanusa aparecida antonio said

    ola meu nome e vanusa tenho sindromi do panico a dois meses e horrivel tomo sertralina queria saber se eu ficar uns dias sen tomar o remedio e tomar cerveja projudica alguma coisa essa doença tinha que ter cura e tao bao a gente viver com saude so que a minha efraca so me da crise so quando passo raiva e quando saio sozinha eu ponho na cabeça que vou morrer ai eu passo mal porque a senssaçao e muito ruim por favor me ajuda a ne livrar disso e viver uma vida normal tenho cinco fihlo tenho que criar eles nao posso viver assim

  43. elzian viana said

    tenho SP e horrivel e muto dificil de superar gostei do texto mas é muito caro o tratamento .eu preciso de ajuda para superar essas crises.
    me adc.no face ou msn.elzian.lucas@hotmail.com

  44. bom dia eu tambem tenho isso ha mais de 1 ano quem quiser conversar comigo o meu msn e altamir258@hotmail.com.

  45. Michela said

    Oi Meu nome é Michela Também tenho SP, faz exatamente 1ano e meio.
    Coisa terrivel pois sinto muito medo de Morrer, esse é o sintoma que mais me deixa em estado de alerta.
    Pesso todos os dias para Deus me Abençoa e permitir que eu viva muitos anos, pois tenho apenas 32, e quero muito curtir meu filho, meu marido e pretendo ter mais 1 filho.
    gostaria de saber se esse medo é normal em quem tem SP
    obrigada e Fé para quem sofre com SP

  46. Betania Ribeiro said

    Descobri a 4 meses que tenho sindrôme do pânico, faço uso de medicamento desde então, mas mesmo com eles existem alguns sintomas que vão e voltão principalmente queimação na cabeça, ou aquela sensação de desmaio é como se a cabeça estivesse pesada. Peço muito a DEUS para que ele me cure, pois tenho 32 anos e sou casada a 08 anos e ainda não tenho filho. Forçs para todos nós e vamos continuar dando nossos depoimentos pois assim conseguimos ficar mais tranquilos.

  47. Alexandre Amador said

    Olá tudo bem, mim chamo Alexandre Amador, eu submeti a um Transplante Renal, quando comecei o processo de hemodialise, desenvolvi a sindrome do panico, toda vez que vou fazer a minha revisao sinto muito mal, acho que vou infartar ou ter um derrame, fico com muito medo de sair na rua, quando vejo muito movimento fico com muito medo, por favor gostaria que mim ajudasse, sinto muito mal com isso, depois que passa choro muito. Fiz um tratamento e melhorei, mas minha avó que ajudou a mim criar faleceu e depois disso tive crises e mais cries, estou escrevendo este texto agora, mas estou sentido muito ruim, parece que vou morrer a qualquer momento, por favor mim ajude, meu msn xinhamador@hotmail.com. Obrigado a Todos

  48. juiana said

    isso tem cura?

  49. Brunely Bravim said

    Estou tendo muito medo de morrer,as vezes tenho um ataque de choro mais como estou perto de muita gente nem consigo jogar o q sinto para fora tenho todo esse sintomas indicados no texto tenho medo de enlouquecer. Me ajude!

  50. Carolina said

    Olá, senti algumas desstas sensações relatadas aqui, ha dois tres anos, não tão fortes e intensas, mas senti, hoje as vezes, dentro da academia, ou quando estou em meio a multidão, sinto a sensação que estou sem fôlego e que vou desmaiar, sou ansiosa e gosto de fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo, e as vezes, aconteceu recentemente, um apalpitação que chego a ver meu corpo balançar no ritimo dos batimentos mais acelerados, penso que tem gente vendo e realmente não sei se podem ver, mas me deixa com sensação de que sou fraca e não gosto disso. Seria algo normal? Ou início de alguma síndrome?
    Grata.

  51. Dutra said

    Ola! Sei que parecer um pouco egoista da minha parte, mas senti um certo alivio ao descobrir que muitas pessoas sofrem deste mesmi mal. Tenho convivido com isso ha dolorosos 12 anos, desde que perdi munha mae em um acidente, dai pra ca minha vida virou um inferno. Perdi as contas de quantas vezes fui parar nas emergencias dis hospitais, sempre com a mesma sensacao de morte. Procurei ajuda psicologica no inicio, mas infelizmente dei o azar de encontrar um profissional nao muito etico, dai desisti e ate hoje vivo nessa angustia( na verdade subvivo). Amanha vou procurar outro psicolo e espero obter melhoras.. Boa sorte a todos e nunca desanimem..

  52. juliana said

    adorei esse site fala sobre uma doença muito seria eu sofro desse mal ja tem dois anos sei que nao e facil nenhum pouco ,meu marido acha que e frescura nao leva a serio nada meu problema. quem quizer me add no msn pra conversar mais sobre esse problema compartilhar meu msn e juliana1985k@hotmail.com abraço obrigado pelo site

  53. juliana de fortaleza de minas said

    dr marcelo me tira uma duvida ai quem tem sindrome do panico pode ter tonturas muito fortes sensacoes de que vai desmaiar tropeça nas palavras parece que a lingua vai enrrolar por favor me tira essa duvida passar nervoso ficar muito estressada ficar muito triste pode pode ocasionar crise de labinrintite isso tem alguma coisa relacionada com panico ou nao.vc esta de parabems pelo site e muito espetacular isso eu amei

  54. leidiane said

    estou passando por uma crise se ansiedade
    as vezes tento controlar mas ja parei no hospital
    nao tomo remedio controlado e nenhum calmante
    so tento pensar em coisas positivas ou oculpar a
    cabeça pra nao pensar

  55. Marcelo said

    Ola Juliana

    Sim, com o acompanhamento de um profissional qualificado existe um controle dos ataques.

    Terapia Comportamental + Medicação geralmente tem um alto indice de sucesso no controle das crises.

    Um grande abraço.

    Marcelo Souza

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  56. Marcelo said

    Bom dia Juliana

    Algumas crises de ansiedade podem de fato ter sintomas como os descritos. Porém, existem varias outras patologias que também podem causar os mesmos sintomas.

    O mais importante no caso é procurar um psicólogo especialista ou um médico e os dois podem conversar e trocar ideias para poder fazer um diagnóstico diferencial e confirmar uma Sindrome do Panico ou mesmo se existe algum outro problema.

    É importante cuidar da saude ok ?

    Um grande abraço

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  57. Marcelo said

    Ola Brunely

    Primeiramente, obrigado por ler nossos textos.

    Sobre o seu relato, eu acredito que seja importante se consultar com um médico ou um psicólogo especialista e descrever os sintomas que sente.

    Pode ser um ataque de ansiedade, mas é importante descartar outras causas.

    Não desanime

    um grande abraço

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  58. Marcelo said

    Ola Carolina.

    É dificil falar em normalidade. Acredito que o principal parametro é se você está sofrendo ou não.

    Se estiver é por que algo não está bem.
    Não tenho como dizer se é o inicio de alguma síndrome, seria até muito irresponsável da minha parte afirmar algo do tipo, já que não possuo informações suficientes para tecer maiores comentários individuais. O importante é que se existe sofrimento, então algo não vai bem. Nesse caso, creio ser importante e necessário uma consulta com um psicólogo especialista ou médico para poder tirar todas as duvidas e se for o caso já iniciar um tratamento para que os sintomas sejam eliminados.

    Se estiver em SP e tiver disponibilidade, meu consultório está de portas abertas a todos.

    Um grande abraço e não desanime

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  59. Marcelo said

    Bom dia Alexandre.

    Creio que se existe sofrimento é por que algo não vai bem.
    Fica muito dificil tentar tecer maiores comentários individualmente pela internet, eu não tenho informações suficientes. Informações essas que só teria acesso em um processo de terapia.
    Pelo seu relato, da para perceber claramente que você está super sensivel.
    Entendo que seja necessário uma consulta com um psicólogo especialista ou um médico para averiguar esses sintomas e se for o caso já iniciar um tratamento adequado.

    Não sofra mais. Se estiver em SP e tiver disponibilidade, pode vir ao meu consultório. Basta me ligar e marcamos uma hora ok ?

    Um grande abraço e não desanima

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  60. Marcelo said

    Ola Betania.

    Entendo que só a medicação não é recomendável para a Sindrome do Pânico. Estudos sérios já provaram que a associação entre a medicação e a terapia comportamental produzem resultados muito melhores. O medicamento controla a parte bioquímica da Sindrome do Pânico, mas não atua nos fatores comportamentais e ambientais que precipitam as crises. Essa parte quem atua é o psicólogo.

    Creio que seja necessário a união da psicoterapia comportamental e a medicação para que o seu psiquiatra e o psicólogo trabalhem juntos produzindo um grau de melhora dos sintomas muito maior com mudanças profundas e duradouras das crises de ansiedade.

    Qualquer duvida, estou em SP e pode me ligar para marcar uma hora ok ?
    Meu endereço e fone estão na sessão de EQUIPE aqui mesmo no site.

    Um grande abraço

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  61. Sofro de sídrome do pânico a cerca de 3 anos e ainda não consigo lida bem com os ataques q geralmente de moram a ocorrer, mas qd acontecem ainda me apavoram, tenho medo de dá um derrame, infarto, desmair e morrer literalmente…é um verdadeiro sofrimento, nesse momento me encontro chorando pq dps de vários meses tive uma crise, tomo antidepressivo toda manhã e penso q naum vai mais acontecer, e…derepente, do nada desencandeia, e aí corro para o socorro RIVOTRIL, de 0,25 e q hj naum adiantou e tomei o de 0,5…sofrooooo, naum desejo para ninguém.

  62. ana said

    olá, tive uma crise á uns 3 anos…e pensei que era por causa do momento que estava passando (minha mãe doente…e eu saindo emprego) e não dei importância pela crise…”melhorei” mas …no ano passado tive outras crise fortes…procurei um médio logo…como não entendia do assunto procurei um neurologista…ela me disse q não era área dela…mas que ela tinha experiencia no assunto e me medicou com sertralina e me mandou procurar um psicologo. continuei tomando os remédios e por estar fazendo outros tratamento…não fui ao psicologo….fiquei uns 6 meses boa…dei outra crise…voltei a outro médico(neuro) e ele me mandou procurar um psiquiatra pois eu já tomo remédios.
    Dúvida,…. eu tenho que ir no psiquiatra ou psicólogo na minha situação?

    grata,

  63. ana said

    moro em Belo Horizonte…conhece algum médico para me indicar?

    Ana

  64. Jaqueline said

    Ola doutor MARCELO!
    Parabéns pelos esclarecimentos, pois só quem passa pela SP sabe o quanto é ruim, descobri que eu tinha a sindróme do pânico a 1 ano, me tratei mais as vezes sinto sensações de desmaio e medo de morrer com isso vou e tomo uma gota de Rivotrio e melhora, mais sempre sinto sensação de tontura e desmaio. Tenho muito medo de desmaia ou sentir tontura so em pensar em tontura ja fico imagino que estou com alguma doenças mais grave, de todos os sintomas da SP o único que sinto são essas sensações de tontura e desmaio, não sinto a vertigem, o que será isso, sera consequências da SP? tontura são sintomas de doenças grave? me esclareça essas minha duvidas doutor tenho muito medo de tontura e desmaio.
    Obrigado

  65. RICARDO said

    boa tarde !!! sinto isso a uns 5 anos fico muito mal tenho medo de tomar remedio e morre acabei de vim de uma consulta com cardiologista ja passei por uns 6 cardiologistas varios exames de ecocardiograma os cardiologistas dizen que nao tenho nada que é tudo da minha cabeça mais sinto muito mal qualquer esforço que faço passo mal evito correr caminhar rapido no sol pq vem a crise sempre pratiquei esportes nais parei com tudo com medo de dar um treco sou casado e isso tem afetado até minha vida sexual qualquer esforço que meu coraçao acelera pronto ja vem o medo de morrer vou deixar meu msn para quem quiser trocar uma ideia. ps2-pr@hotmail.com

Some HTML is OK

(required)

(required, but never shared)

or, reply to this post via trackback.

Powered by WP Hashcash


Theme Tweaker by Unreal