Skip to content


Terapia Comportamental

O QUE É PSICOTERAPIA?

Psicoterapia é uma relação entre um profissional da Psicologia e um cliente, ou entre um profissional e vários clientes com o objetivo de ajudar o cliente a lidar de forma adequada com seu ambiente.

terapiaÉ incorreto afirmar que uma pessoa tem problemas psicológicos ou uma doença da mente. O terapeuta deve olhar para o tipo de situações por quais a pessoa passou e está passando e como está lidando com essas situações. A ênfase do problema não é a pessoa, mas o tipo de relação da pessoa com o que ocorre em seu dia-a-dia. Por isso, o mais correto é dizer que as pessoas podem ter problemas com as maneiras de lidar com o mundo, e não que tem problemas contidos em si ou que está doente.

Terapeuta e cliente pensam juntos em maneiras alternativas de agir e se relacionar com o meio, que façam diminuir o sofrimento e possibilitar satisfação. Durante todo o processo terapêutico, o cliente aprende sobre si mesmo e sobre o mundo em que vive e descobre melhores formas de se portar frente ao que lhe causa desagrado.

A idéia essencial desse tipo de terapia, a terapia comportamental, é a de que tanto as estratégias positivas quanto as negativas utilizadas pelas pessoas são aprendidas. Isso significa ser possível aprender maneiras alternativas de agir. O papel do terapeuta é apenas o de auxiliar o cliente a descobrir o que pode fazer e a perceber como as diferentes situações afetam seu comportamento.

Na terapia comportamental, cada cliente é visto como uma pessoa singular e seu problema é tratado de maneira única. A busca principal é pelo o auto-conhecimento e auto-controle. Os terapeutas comportamentais acreditam que a partir do momento em que o cliente se torna capaz de entender seu ambiente e seu modo de agir nesse ambiente, torna-se capaz de lidar com novas dificuldades que venha a enfrentar.

A Equipe Psicologia e Ciência atende clientes individuais, grupos com dificuldades específicas, casais e famílias.

COM QUE TIPOS DE PROBLEMAS O TERAPEUTA TRABALHA?

Virtualmente, a Psicologia pode lidar com qualquer problema de comportamento. A abordagem funcional da terapia comportamental é indicada para melhorar qualquer tipo de relação pessoa-pessoa ou pessoa-ambiente. No entanto, há problemas de comportamento que aparecem por causa de disfunções orgânicas e, nesses casos, acompanhamento psquiátrico é recomendado. O psiquiatra é um médico especializado em problemas de comportamento de causa orgânica e tem o conhecimento para prescrever remédios, o que não pode ser feito por psicólogos.

Para contratar ou saber mais sobre os serviços, entre em contato com a Equipe Psicologia e Ciência.

Leia a Série sobre Terapia Comportamental.

Posted in .

0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

Some HTML is OK

(required)

(required, but never shared)

or, reply to this post via trackback.