Skip to content


Aprendizagem – Vestibulandos

Estudantes em ano de vestibular geralmente apresentam elevado grau de ansiedade e dedicam muitas horas do dia à leitura. Ou, pelo contrário, não se dedicam ao aprendizado porque não possuem o hábito e não conhecem técnicas adequadas de estudo.

estudando-3.jpgO ponto de partida do analista do comportamento é a certeza de que qualquer coisa pode ser aprendida. Essa certeza deve ser também do estudante. O comprometimento do profissional é, portanto, mostrar que um bom planejamento somado ao esforço do aluno podem levá-lo à faculdade e à profissão desejadas. O trabalho do psicólogo com vestibulandos têm duas vias. A primeira delas diz respeito ao alívio da ansiedade. Ela pode ser causa da dúvida com relação à qual carreira seguir, ou medo da prova e insegurança em relação às próprias habilidades.

Um acompanhamento de orientação profissional pode ajudar o estudante a decidir por uma profissão e, assim, estabelecer um objetivo mais paupável para o estudo. Por sua vez, a criação de metas que evoluem das simples para as complexas permitem ao estudante perceber que está evoluindo em seu conhecimento, o que reduz a ansiedade com relação às próprias habilidades e o medo da prova e insegurança. A segunda via diz respeito ao estudo em si. Psicólogo e estudante, juntos, avaliam o ambiente de estudo, os horários de estudo e as estratégias de aprendizagem que o estudante vem utilizando. A partir da avaliação passam a desenvolver planos de estudos e metas os mais eficientes possível. Esses planos são posteriormente avaliados e revistos, em um processo contínuo em busca do método de aprendizagem mais adequado para o estudante.

Para contratar ou saber mais sobre os serviços, entre em contato com a Equipe Psicologia e Ciência.

Posted in .

0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

Some HTML is OK

(required)

(required, but never shared)

or, reply to this post via trackback.