Skip to content


Aprendizagem РCrian̤as

Uma das aplicações da análise do comportamento na educação é com alunos de primeiro grau que apresentam dificuldades escolares. Tais dificuldades podem ser originadas de diferentes fontes. A primeira ação a ser realizada por um psicólogo é caracterizar a dificuldade, investigando suas causas. Algumas delas são descritas abaixo:

  • Falhas no sistema educacional: o método da escola é ineficiente, ou os professores são inábeis.
  • Dificuldades de aprendizagem: a criança tem dificuldade em uma ou mais área do ensino, por exemplo, em raciocínio matemático ou aprendizado verbal. Condições emocionais: a criança pode não se sentir bem na escola por conta da relação com os professores, colegas, ou mesmo problema familiar.
  • Quadros neurológicos: neste caso, além da terapia comportamental, recomenda-se acompanhamento médico.

Depois de identificado o problema, a intervenção é planejada. A atuação do psicólogo corre junto à escola, aos pais e à criança. O objetivo é criar condições favoráveis para o desenvolvimento das habilidades nas quais a criança apresenta rendimento inadequado. Isto é feito por meio de um planejamento de ensino que torne o estudo interessante para o aluno e seja apropriado ao seu modo de resolver problemas (algumas pessoas aprender melhor com imagens e gráficos, outras com leitura, etc). Além disso, é realizado um trabalho com os pais e professores, de modo que todos os adultos que lidam com a criança ajam de forma coerente para seu sucesso.

Muitas vezes um aluno não tem bom desempenho escolar porque seus hábitos de estudo são inapropriados. Pode, por exemplo, ler enquanto come ou na frente da televisão. Nesses casos, o psicólogo e o aluno podem criar estratégias de estudo mais eficientes, considerando questões como tempo disponível, local de estudo e conteúdo a ser aprendido. Esse planejamento é particular para cada indivíduo: enfatiza-se as necessidades pessoais e o modo como a criança se relaciona com seu ambiente social e emocional.

Para contratar ou saber mais sobre os serviços, entre em contato com a Equipe Psicologia e Ciência.

Posted in .

0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

Some HTML is OK

(required)

(required, but never shared)

or, reply to this post via trackback.